COMO TRATAR PISCINA DE PLÁSTICO COM CLORO EM TABLETE

TRATAMENTO PISCINA DE PLÁSTICO  ( usando cloro em tablete )



Ola! vamos  para o segundo método do tratamento da água da piscina de plástico!
Obs: Você poderá comprar o cloro e o flutuador clicando aqui


  Existe um formato de cloro em que o mesmo dissolve-se aos poucos, é conhecido como cloro em tablete, ele tem 200 gramas e consegue deixar cloro livre em uma piscina de até 30.000 litros (trinta mil litros)




Imagem do cloro em tablete
Você consegue cortar ele com uma faca em pequenos pedaços mas a grande dúvida é:


EM QUANTAS PARTES EU CORTO O CLORO EM TABLETE?


Depende do tamanho da piscina, se sua piscina tiver 15 mil litros, então você corta a pedra na metade, se tiver 7.500 litros vai corta-la em 4 partes e utiliza somente uma! regra de três, não precisa ser muito exato, porém é importante não colocar o tablete inteiro, pois assim sua piscina ficará com "muito cloro", por outro lado é aconselhável não colocar um pedaço muito pequeno, sua piscina ficará verde e desprotegida devido a insuficiência de cloro.


COMO COLOCAR O TABLETE NA PISCINA?


É importante lembrar que você jamais deve colocar a pedra de cloro diretamente na piscina, você deve adquirir um clorador (também chamado de flutuador) que nada mais é do que um recipiente onde se coloca esse cloro em tablete, ele possui regulagem de saída de cloro, no inicio deixe ela bem aberta depois de uns 2 dias feche-a mais, para um melhor controle é extremamente necessário o estojo de teste de pH.


 MINI-CLORADOR  com 12 cm de altura


MINI-CLORADOR NA PISCINA



Lembrando que existem modelos maiores no mesmo formato.

QUANTO TEMPO DEIXO O CLORO EM TABLETE DENTRO DA PISCINA?


A pedra de cloro inteira costuma durar entre 8 a 10 dias aproximados, a fração da pedra deve durar mais ou menos isso também. reponha a pedra quando ela estiver muito pequena (ela vai se dissolvendo com o tempo) ou quando você olhar no estojo de teste que o residual de cloro esta muito baixo.


IMPORTANTE: Sempre que você for tomar banho, retire o flutuador com o cloro deixe-o em um balde, logo que todos terminaram de usar a piscina, recoloque-o!


PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO MÉTODO


  Por que é bom?: O método é bastante prático e econômico, o cloro em tablete custa na faixa de R$ 6,00 e tem versões com algicida e clarificante na mesma pedra, essa versão é  recomendada. 
Esse tipo de cloro demora mais a evaporar da piscina. Usa-lo na sua piscina de plástico é seguro, desde que se tome alguns cuidados.


  CONTRAS: Se o clorador ficar muito tempo parado em um local só ele tende a manchar a piscina, se a pedra cair dentro da piscina ela mancha, queima e chegar a furar o vinil da piscina. É um tratamento de manutenção ou seja, só mantem a água com cloro e tende a reduzir muito o pH da água necessitando de dosagens semanais de barrilha (pH mais). A dosagem do cloro é pouco precisa, e isso pode diminuir a vida útil do Vinil.


  O cloro em tablete é recomendado para uso no inverno em piscinas de fibra, geralmente é o responsável pela descoloração  do gell coat (azul da piscina).
Nas piscinas plásticas sua água pode durar até uma semana dependendo do uso, você saberá a hora de trocar a água da piscina, pois ela tende a ficar leitosa.

Ter uma piscina seja de qualquer material refresca bem e anima as tardes de verão, é um ótimo lugar para as crianças brincarem e da para sentir um pouco do gosto que é ter uma piscina de fibra ou concreto.


CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A PISCINA DE PLÁSTICO

Ter uma piscina em casa é uma grande responsabilidade, pois o descuido no tratamento da mesma é prejudicial não só ao seu bolso como também a saúde de sua família e amigos, lembrando que da água parada prolifera-se micro-organismos prejudiciais a saúde pública!

Importante: quando for comprar sua piscina de plástico, quanto maior a piscina que você escolher melhor deve ser os equipamentos que a acompanha.

*Sempre compre o filtro ( parece caro de inicio mas se paga com a economia de água)
Procure comprar os equipamentos como mangueira, aspirador escova e etc.
* Use as dosagens dos produtos químicos conforme o blog recomenda.

Forte abraço
e uma ótima diversão!

5 comentários:

Lívia disse...

Oi, Gustavo!
Ainda me restou uma dúvida. Numa piscina abastecida com água da concessionária há 1 semana, sem uso e com capa protetora no período, é suficiente colocar o flutuador com o tablete (cloro, algicida e clarificante) para retomar os banhos? Se for, por quanto tempo deve deixar o produto na piscina antes de utilisá-la?Parabéns pelo blog! Absolutamente excelente!

Anônimo disse...

claríssima explicação , vou colocar 1 quarto da pedra e trocar a agua 1 vez por semana na piscina de 5000L , obrigado , josi

Unknown disse...

Muito boa esta explicação, procurei em varios lugares e ñ achei nada que pudesse ser aproveitável. Aqui conseguei achar oque precisava.

GEOVANA disse...

Quanto devemos esperar para podermos tomar banho na piscina depois de por a pastilha?

Unknown disse...

Depois de tirar da água esse coisinha aí,pode entrar ou tem que esperar umas horas?

Estudo de caso: Manchas na piscina pela combinação cloro e algicida

Quero falar com Gustavo para resolver meu problema de mancha : Clique aqui  Whatsapp Inicio da matéria A recomendação utilizar algicida sepa...

Postagens mais visitadas