COMO TRATAR UMA PISCINA DE FIBRA

As populares piscinas de fibra são as líderes do mercado devido ao seu custo-benefício, a instalação de um modelo de fibra é muito mais rápida e sua estrutura é muito reforçada, tudo isso por um preço hoje acessível.


Lembrando que a água desse tipo de piscina NUNCA é "trocada" e para que isso aconteça, devemos seguir as seguintes orientações abaixo:

 Obs: Tratamento com base em uma piscina com filtro de areia.

 Primeiro passo: Comprar os produtos químicos
Compre aqui: http://www.lojasaquasol.com.br/kit-piscina-plastica-completo-1kg-de-cloro-hidrosan-1-litro-algicida-manutencao-1-litro-clarificante-1kg-de-barrilha-1-estojo-de-teste-de-phcloro


Cloro granulado: ( elimina micro-organismos nocivos a saúde e evita por exemplo, a proliferação de micoses e outras patologias que possam a ser transmitidas por outras pessoas através da água.


Algicida de Manutenção: ( serve para não deixar as paredes escorregadias e evita o aparecimento de algas (limo).


Clarificante: (serve para assentar a poeira em suspensão, ou seja leva a sujeira para o fundo da piscina possibilitando uma aspiração eficiente)


Barrilha ( carbonato de sódio) ( serve para elevar o pH da água)


Estojo de teste de pH: ( serve para você checar se a água da piscina esta ácida, neutra ou básica esse produto é importantíssimo e muito fácil de usar)


DICA: Você pode adquirir todos esses produtos juntos com preços especiais de distribuidor acessando o site da loja Aquasol Piscinas: http://www.lojasaquasol.com.br/tratamento-de-agua/kits-de-produtos-quimicos


PASSO DOIS: DOSANDO OS PRODUTOS QUÍMICOS NA PISCINA


Uma Pergunta muita frequente é:  QUANTO SE COLOCA DE CLORO NAS PISCINAS?


Observe que tudo depende da quantidade de água na piscina! acompanhe abaixo!


* CLORO GRANULADO: UTILIZADO 4 GRAMAS DE CLORO PARA CADA 1000 (MIL)LITROS DE ÁGUA

QUANDO: DIA SIM, DIA NÃO,  SEMPRE A NOITE. SE MUITOS USAREM A PISCINA USAR A DOSAGEM INDICADA TODOS OS DIAS.


Exemplo: minha piscina é de 3 x 6 x 1,40 (Metros) quanto coloca-se de cloro?


Basta multiplicar os valores acima ex: 3x6x1,4 = 25,4 m³


= 25 mil litros x 4 gramas = 100 gramas (utilize o 25 como base para todos os outros produtos.


Obs: É óbvio que a piscina não possui toda essa água, mas utilizamos esse número para que você tenha uma "margem de segurança" evitando que a água da piscina se desequilibre na primeira chuva, ou por um excesso repentino de banhistas.


Curiosidade: Porque deve-se dissolver o cloro?


O cloro de piscina é granulado, esses grãos podem manchar a piscina se entrarem em contato diretamente com a fibra ocasionando vários "pontos brancos".


*ALGICIDA MANUTENÇÃO: SEGUE A MESMA PROPORÇÃO DO CLORO 4 ML PARA CADA MIL LITROS.

UTILIZADO QUANDO: UMA VEZ POR SEMANA, NÃO PRECISA DISSOLVER.


* CLARIFICANTE: USE TAMBÉM A MESMA PROPORÇÃO DE 4 ML PARA CADA 1000 LITROS.

UTILIZADO QUANDO: QUANDO A ÁGUA ESTIVER AZUL OPACA, MEIA FOSCA.


* BARRILHA OU CARBONATO DE SÓDIO (mesma coisa): USA-SE APROXIMADOS 10 GRAMAS PARA CADA 1000 LITROS.

UTILIZADO QUANDO: Quando o pH da piscina estiver baixo usa-se a dosagem indicada. Continue medindo e dosando em um intervalo de uma hora até chegar a um pH de 7.4 ou 7.6. Utilizado com mais frequência quando chove ou quando a água fica muito tempo parada tende a ficar ácida ( pH abaixo de 7)


* ESTOJO DE TESTE: Mede o residual do cloro livre na piscina e o pH

UTILIZADO QUANDO: Uma vez por semana basta.
Utilize quando você perceber que a água esta ficando "feia" pode ser um problema de pH

Para comprar esses produtos acima basta acessar a loja virtual da Aquasol


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 Esse método segue a recomendação dos fabricantes, é um método que você consegue manter a água de sua piscina com uma ótima qualidade e também conseguirá reverter qualquer anormalidade.
Porém é importante estarmos sempre atento a piscina.

FIM_________________________________________________


12 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gustavo. Gostaria de uma orientação sua. Quero instalar uma piscina de fibra de uns 8m x 4m em minha casa. Voce pode me indicar a melhor marca, com melhor durabilidade, qualidade...? E quantos aos acessórios? Quais as melhores marcas de filtro, bombas, skimmer, aquecedor solar, iluminação de fibra otica ou leds? São muitas marcas no mercado, e sinceramente não sei como escolher as melhores. Fico muito grata se puder me ajudar. Afinal, se é um produto tão caro, tem que ser o melhor para que eu não tenha dor de cabeça depois. Obrigada pela atenção, Aguardo retorno. Fran.

Gustavo Santos disse...

Oi Fran! É verdade atualmente existem muitas marcas de piscina de fibra. Você deve procurar os fabricantes que estão a mais tempo no mercado, quem faz uma piscina de boa qualidade é a famosa Akesse, mas existe outras também boas. Procure sempre entender o que a garantia realmente cobre.
Os acessórios são mais importantes do que a própria piscina em si. Existe marcas boas de filtros como Jaccuzi, Dancor, Hidrasul e etc, porém quando for comprar a piscina exija ver a capacidade do filtro e motor que estão lhe vendendo, de nada adianta comprar uma marca boa se o dimensionamento do filtro estiver errado, isso irá te incomodar a vida inteira, peça para ver o manual do filtro, la tem a capacidade máxima de litros de água. Para essa piscina 4 x 8 peça um filtro com capacidade para 100 kilos de areia e um motor de 1/2cv não aceite nada menor que isso.
A iluminação de piscina deve ser de led.
Skimers, só se a loja for muito boa e o executor da obra também, pois la é onde da a maioria dos problemas de vazamento, se o terreno ou a piscina ceder, la é o primeiro lugar que vaza.

Espero ter ajudado você!
Forte abraço!

herika santos disse...

Oi Gustavo, boa tarde ! estou c uma dúvida e peço-lhe que esclareça, se possível. Comprei uma piscina de fibra de vidro e ela foi cheia quinta feira, com agua mineral. Gostaria de saber qdo. é que devo chamar o piscineiro p tratar a água e o q devo usar p tal. Não fomos bem orientados pela empresa q nos vendeu a piscina. Mto obrigada.

Gustavo Santos disse...

Boa tarde Herika!

você deverá chamar o piscineiro quando o piso estiver pronto.
Assim a água não sujará tanto por que esse pessoal de obra suja muito a piscina.

Pode deixar a água bem feia, só coloca um pouco de cloro para não criar foco de mosquito da dengue.

Quando o limpador vier, fique junto e colha o máximo de informações principalmente referente ao filtro! por que referente ao tratamento você poderá consultar no blog!

Espero ter ajudado! abraço

Maristela disse...

Boa tarde Gustavo
Comprei uma piscina de fibra e nunca imaginei q fosse tão complicado.
O vendedor vende a piscina e depois deixa o cliente a deriva, sem explicação nenhuma.Chamei um piscineiro, q por sinal cobra um absurdo e tb não gosta de dar orientação e ele colocou uma pastilha no fundo da piscina q deixou uma mancha branca no fundo da piscina novinha. O q devo fazer? Deixo como está? Mto obrigada por compartilhar seus conhecimentos tão importantes. Estou aprendendo muito aqui. Parabéns!

Anônimo disse...

BOM DIA GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR MARCA PARA TRATAR A ÁGUA DA PISCINA, POIS TENHO UM PICINEIRO QUE PEDE PARA COMPRAR O HIDROSAN E O FORNECEDOR DIZ QUE ESSA É A MAIS FRACA TENDO EM VISTA O DA MARCA MIXOLO QUÍMICA.ISSO TRATA-SE DO ALGICIDA DE CHOQUE.

Gustavo Santos disse...

Olá! A marca Hidrosan é tradicional de renome e possui uma das maiores fábricas do Brasil, então você já deduz que ninguém consegue tal tamanho e representação de mercado vendendo "produtos fracos" correto? Seu fornecedor quer claramente lhe vender essa nova marca, na qual eu nunca ouvi falar. Seu piscineiro sabe o que faz e conhece bem as marcas.
Vou contar uma coisa para você:
Nesse ramo, infelizmente ao invés do profissional falar do produto dele e mostrar os benefícios para você da troca, ele prefere difamar os outros colocando defeitos e falando mentiras geralmente absurdas.

Blog do Juninho Aranha disse...

Caro Gustavo, por não ser técnico e observar que algo não está certo, gostaria de tirar uma dúvida contigo, é o seguinte: comprei uma piscina de fibra e esta foi instalada em minha residência, acontece que observei que encontrei alguns pontos dentro da piscina que estão mais moles e maleáveis do que outros, onde no geral a piscina está bem firme. O técnico instalador me informou que foi feita a compactação em toda sua área e que em alguns pontos aparentemente mais frágeis há uma reforço na fibra e que não há com o que me preocupar. Isto está correto??? Minha piscina tem um desenho especial, não é retangular reta, apresenta uma área com ofurô e uma "prainha", tem 7,95 X 4,26, Realmente procede a informação de que em alguns pontos que ao toque dos pés aparentem fragilidade mas que sejam reforçados e não há risco de ruptura??? Desde já Imensamente Grato. Forte Abraço, André.

Gustavo Santos disse...

Olá Juninho!

Seu caso é interessante muitas pessoas tem essa mesma dúvida.
Realmente nas piscinas de fibra é natural que possua esses pontos maleáveis, isso ocorre devido a ausência de areia em algumas partes da piscina mais frequentemente isso ocorre nas escadas e nos bancos.
Realmente não há o que se preocupar, esses pontos flexíveis não comprometem em nada a estrutura da piscina é praticamente impossível uma piscina trincar devido a isso, a não ser que tenha pedras embaixo, fato raríssimo.

Anônimo disse...

Muito bom esse blog. Mas minha dúvida: entre a piscina de fibra Akesse (de 3,78x2,28 por 1,2 m profundidade) com o motor de filtro de areia (não sei especificações) e uma outra de fibra da marca Igui (de 4x2 por 1,2 profund.) nesta foi dito que toda limpeza ficaria basicamente a cargo de aparelhos como o "papa terra" (acho que é esse o nome) não sendo necessário a preocupação com limpeza (apenas colocar o produto de limpeza que é um só um chamado "solo" não existindo uso de outros como exemplo o cloro). Minha dúvida: qual a melhor piscina, observando o custo benefício, pois a Igui é quase 40% mais cara aqui no meu Estado (RN)? Se você puder ajudar, agradeceria.

Gustavo Santos disse...

Essa sua pergunta é boa, se eu responder através desse canal, vai gerar uma polemica enorme devido a marcas e etc. Mas vou ajuda-lo em Off, envie um e-mail para gustavo9321@hotmail.com

valter pontes disse...

gustavo,minha piscina e de fibra,fica na praia so vou la uma ves por semana.qual produto que devo usar para conserva a agua?